Endívia 2
Endívia 2

SPAGHETTI AO MOLHO DE ENDÍVIAS

  Por Chef Daniel Verissimo

março 8, 2018

5.0
  • Pré-Preparo: 25 min
  • Preparo: 25 min
  • 25 min

    25 min

    50 min

Ingredientes

500g de Endívias de Wit

600 ml de Caldo de frango

2 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sopa de Farinha de trigo

4 dentes de Alho picado

250g de panceta em tiras

2 unid. Limão siciliano

300ml de Creme de leite fresco

2 unid. de Gema de ovo

Pimenta do reino e sal a gosto

3 colheres de sopa Salsinha picada

1 unid. carcaça de peito de frango

3 colher de sopa de azeite

100g de Nabo picado grosseiramente

100g Salsão picado grosseiramente

100g Cebola picada grosseiramente

2 folhas de Louro

8 ramos Tomilho

1,2L de água

150g de Pão italiano fatiado

Pimenta síria e sal a gosto

Modo de Preparo

Extraia a raspa do limão siciliano e reserve;

Tempere a panceta com dois dentes de alho picados, sal e suco de meio limão siciliano. Reserve na geladeira;

Comece a fazer o caldo de frango, refogue a carcaça com o azeite por 5 minutos, acrescente os legumes e as ervas e refogue por mais 5 a 10 minutos sem deixar os legumes dourarem. Acrescente a água e deixe cozinhar em fogo baixo por 40 minutos. Coe e reserve.

Para o pangrattato, pré-aqueça o forno a 180°C. Em uma assadeira disponha os ramos de tomilho e as fatias de pão. Tempere com sal e a pimenta síria, espalhe o alho fatiado e regue com o azeita. Leve a assadeira ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até o pão ficar com aspecto de torradas. Retire os galhos mais grossos do tomilho e bata tudo no processador, acrescente as raspas do limão corrija o sal e pimenta se preciso. Reserve;

Para iniciar o molho, fatie as endívias em rodelas. Reserve as pontas (aproximadamente 2 cm) que serão picadas finamente e incorporadas ao pangrattato.

Refogue as endívias fatiadas com a manteiga até ficar bem murcha. Salpique a farinha de trigo, cozinhe por mais alguns minutos e acrescente o caldo de frango, vagarosamente e mexendo para não empelotar. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos, bata no liquidificador coe em uma peneira grossa, acrescente suco da metade do limão restante e volte para panela, porém, fora do fogo. Misture a gema com o creme de leite bata ligeiramente com um garfo e vá acrescentando essa mistura, aos poucos, ao creme de endívias, mexendo bem. Acrescente sal e pimenta a gosto e volte a panela ao fogo para dar uma leve engrossada.

Coloque a massa para cozinhar em uma panela com água fervente com sal.

Frite as tiras de panceta em uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite até ficarem bem douradas, escorra o excesso de óleo.

Escorra a massa misture a panceta frita, o molho e a salsinha picada. Sirva e polvilhe generosamente o pangrattato sobre a massa.

00:00