025e9054-e2ef-463d-a764-5e786c48e84f
025e9054-e2ef-463d-a764-5e786c48e84f

Risotto de endívias caramelizadas, queijo chevre e laranja kinkan

  Por Chef Nicholas Hoverter  

junho 10, 2016

5.0

Risotto sofisticado e com sabor marcante. Para já!

  • Pré-Preparo: 15 min
  • Preparo: 50 min
  • 15 min

    50 min

    1 hr 5 min

Ingredientes

150g de arroz arbóreo

1 endívia

75 ml vinho branco seco

30 ml de suco de limão

150g de manteiga

1 unidade de queijo chevre (algo em torno de 150g)

1 maçã verde

1 laranja kinkan

Caldo de vegetais

Açúcar, sal e mel quanto baste

Modo de Preparo

Para o caldo de vegetais, ferva um litro de água com alguns pedaços de vegetais: cenoura, cebola, salsão, alho poró - um pouco de cada, especialmente da cebola. Depois de meia hora, tire os vegetais e fique apenas com o caldo. Esquente o caldo na hora de usar.

Separe as folhas da endívias - fica mais fácil se cortar a base. Esquente o mel no fogão ou micro-ondas. Pegue as folhas maiores e passe, com um pincel de silicone, um pouco de mel na parte de fora. Esquente uma frigideira em fogo baixo, coloque as endívias para caramelizar um pouco de cada lado, mas com cuidado para não queimar. Depois que esfriarem, corte as folhas em fatias da largura de um dedo.

Descasque a maçã verde e corte-a em cubos pequenos, sem as sementes. Coloque os pedaços em um pote com água e um pouco de suco de limão.

Corte a laranja kinkan em fatias finas passe-as em açúcar. Em uma frigideira, derreta uma colher de manteiga em fogo baixo, coloque uma colher de mel e misture. Coloque as fatias de laranja kinkan, polvilhe um pouco de açúcar e caramelize até ficar com um dourado leve. Tire a frigideira do fogo e esfrie.

Em uma panela, coloque colocar um pouco de manteiga e derrete, com cuidado para não queimar. Adicione o arroz arbóreo, dando uma esquentada nos grãos. Adicione o vinho e mexa.

Quando o vinho secar, adicione o caldo até cobrir o arroz, acrescentando uma pitada de sal. Quando o caldo secar, adicione as maçãs, a endívia fatiada e um pouco de caldo. Mexa.

Experimente o arroz. Se ainda estiver duro, coloque mais um pouco do caldo e continue mexendo. Quando o arroz estiver cozido, tire a panela do fogo e deixe-a descansar tampada por 5 minutos.

Tire a tampa, adicione o restante da manteiga e mexa bem. Quando a manteiga estiver derretida, adicione o queijo cortado em cubos e mexa até derreter também.

Sirva o risotto em um prato fundo, use as folhas menores da endívia para decorar e coloque algumas fatias de laranja kinkan sobre o risoto.

00:00